17 novembro, 2012

Mas afinal ....... o que é um barista?


       Esta é uma pergunta que me fazem, sempre que digo que sou uma barista. É normal que as pessoas não a conheçam, no Brasil é uma profissão muito recente e ainda não está regulamentada, apesar disso, é uma categoria muito organizada. Um barista é um profissional especializado em café de alta qualidade, que trabalha criando novas e diferentes bebidas a partir do café, usando vários tipos de leites, essências e licores, entre outros.
 
 
 O barista é conhecedor de todos os processos pelos quais passa o café: desde sua origem, as variedades, os blends, o processo de torra , até os detalhes finais , como  conhecer bem a máquina de café, a temperatura da água, a moagem, o tempo de extração, a vaporização do leite, além de tudo isso, há algo fundamental em um bom barista: a paixão pelo café . Enfim, como você pode ver, ser barista não é simplesmente fazer um café, e se a pessoa que  serve o seu cafezinho de todos os dias, não se encaixa nessa descrição, então meu conselho é: ponha um barista em sua vida e desfrute de um bom café.
 
 






 
 

 

 

4 comentários:

  1. que saudade de aquel cafecinho que tomaba la nu cantinho da Maria.....parabens pelo blog vo a partilhar asiduamente con meus contactos y en meu bloguer de cocinha...beijos con muita...muita..muita...saudade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho saudades Carmen,o café era muito bom, e a companhia era ótima, saudades de vocês e de Espanha também.
      Obrigada por seguir o blog e por divulgá-lo.
      Muchos besitos guapa.

      Excluir
  2. Sucesso para você Socorrinha e parabéns pelo blog, para quem gosta da bebida é uma ótima fonte de informações e receitas deliciosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Nadia. Espero em breve provar os teus famosos chocolates.Um beijo.

      Excluir