16 dezembro, 2012

Pretinho básico

 
 

Gente não há o que discutir, o café filtrado, seja em pano ou papel é o preferido dos brasileiros. Mesmo com o boom  do café expresso e  das cafeteiras supermodernas, a cultura do café coado está muito viva. Por esta razão é que muitas cafeterias que antes, serviam exclusivamente o café expresso, agora servem também o cafezinho preto de toda a vida.

 
O café coado é muito mais leve, e apresenta alguns sabores, não perceptíveis no expresso, por este ser muito menos diluído. Creio que muitas pessoas não sabem, más o café coado, geralmente apresenta uma quantidade de cafeína mais elevada que o expresso, um dos motivos para que isso ocorra é que o café que compramos no supermercado geralmente é da variedade robusta, que tem quase o dobro de cafeína que a variedade arábica, geralmente usada para o café expresso. Outro razão é que o café coado tem mais tempo de extração, ou seja, o tempo de contato entre o café e água é maior, dissolvendo assim melhor a cafeína
 

 

Então como fazemos, para que o nosso cafezinho de todos os dias, seja ainda melhor?
Vamos seguir algumas regrinhas básicas:

Primeiro: quando for comprar café no supermercado, procure um café de melhor qualidade. Algumas marcas disponíveis: Toledo,Unique,Illy, outro mais econômico, Melita Sul de Minas, Mogiana, ou Cerrado, são muito aromáticos e encorpados. Uma vez aberto o pacote de café, guarde-o em um recipiente hermeticamente fechado, de preferência na geladeira.

Segundo: A água e sua temperatura também são importantes. Use a água que você beberia, ou seja, filtrada ou mineral. Não deixe a água ferver, quando as bolhas grandes surgirem , estará na temperatura certa, e se ferver, espere uns trinta segundos antes de despejá-la sobre o café.


Terceiro: A medida mais adequada para um café de qualidade é entre 6 e 8 colheres de sopa  para um litro de água.

 
Quarto: Faça pequenas quantidades de café, o suficiente para consumir em 1 hora, depois deste tempo, o café  que está na garrafa térmica, está oficialmente morto. Não adoce o café que for reservar na garrafa térmica, se não dispensas o açúcar, ao menos deixe para adoçar na xícara. Deixe a preguiça de um lado, faça várias vezes o café, em menor quantidade, assim você vai sempre tomar o café com todas as suas propriedades preservadas.


 
 
O preparo: Comece umedecendo o filtro com água quente, isso tira um pouco do sabor do papel do filtro e também facilita a passagem da água durante a extração. Coloque o café no filtro, e despeje um pouco de água, para hidratá-lo e concentrá-lo no fundo do filtro, uma vez todo hidratado, despeje a água aos poucos, em movimentos circulares, de fora para dentro, a uniformidade faz com que a água extraia as propriedades de todo o café, não só do que está no meio do filtro.

 
Não espere que  o café seja filtrado 100%, o finalzinho da filtragem, deixa o café mais amargo.



Seguindo essas regrinhas, que não são muito complicadas, você vai garantir que o pretinho básico de todos os dias seja muito mais especial. Vai um cafezinho aí?






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário